Água Oxigenada saiba os benefícios

Água OxigenadaComo todos nós aprendemos na escola, a água comum é composta de dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, daí a fórmula H2O. Já a Água Oxigenada, como está dito em seu nome, tem um átomo de oxigênio a mais. Forma-se, assim, o Peróxido de Hidrogênio (seu nome científico), ou H2O2. É uma substância bem perigosa, que pode causar sérias lesões na pele se utilizada pura. Por isso, só é usada nesse estado por profissionais em laboratórios químicos, diz o farmacêutico José Carlos Nassute, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A água oxigenada vendida como anti-séptico em farmácias vem diluída em água comum, com sua concentração classificada em volumes: o mais fraco é o volume 10 ou 3%, para aplicação caseira, enquanto o vol. 20 é mais utilizado em hospitais.



A água oxigenada foi desenvolvida na década de 1920 por cientistas para conter problemas de infecções e gangrena em soldados em frente de batalha. A pesquisa buscava um produto barato, fácil de transportar e usar, que pudesse ser conservado de forma fácil e à temperatura ambiente, sem problemas colaterais. Durante a segunda guerra mundial, a redução no número de baixas e amputações foi tremenda, graças ao uso da água oxigenada.

Numa solução a 3%, é um dos mais potentes desinfetantes que existem. É pouco divulgada e pode-se entender facilmente. Um produto barato e simples de usar concorrente com outros desenvolvidos por laboratórios farmacêuticos e indústrias de desinfetantes domésticos e hospitalares.

Portanto, não há interesse comercial no seu uso em larga escala.

A água oxigenada como vocês podem ver é simplesmente mágica, vamos conhecer agora muitos benefícios que ela pode nos oferecer.

O que se pode fazer com a Água Oxigenada:
Água Oxigenada
1. Uma colher de sobremesa do produto usada para bochechos e mantido na boca por alguns minutos mata todos os germes bucais, branqueando os dentes! Cuspir após o bochecho.

2. Manter as escovas de dente numa solução de água oxigenada conserva as escovas livres de germes que causam gengivite e outros problemas bucais.

3. Um pouco de água oxigenada num pano desinfeta superfícies melhor do que qualquer outro produto. Excelente para usar em cozinhas e banheiros.

4. Tábuas de carne e outros utensílios são totalmente desinfetados após uso, com um pouco de água oxigenada. O produto mata qualquer bactéria ou germe, inclusive salmonela.

5. Passada nos pés, à noite, evita problemas de frieiras e outros fungos que causam os principais problemas nos pés, inclusive mau cheiro (chulé).

6. Passada em ferimentos (várias vezes ao dia) evita infecções e ajuda na cicatrização.
Essa é uma velha receita, porém dolorida. Hoje em dia recomenda-se o uso de água e sabão para limpar o ferimento exposto, eliminando as partículas estranhas e posteriormente aplicar anticépticos eficazes que não irritem nem agridam os tecidos. Encontra-se facilmente em farmácias medicamentos iodados ou clorexidina.

7. Numa mistura meio a meio com água pura, pode ser pingada no nariz em resfriados e sinusites. Esperar alguns instantes para assuar o nariz. Isso mata germes e outros microorganismos nocivos.

8. Um pouco de água oxigenada na água do banho ajuda a manter a pele saudável, podendo ser usada em casos de micoses e fungos, usados em banhos na banheira.

9. Roupas que precisem desinfecção (lençóis, fraldas, etc.), ou aquelas em contato com secreções corporais e sangue, podem ser totalmente desinfetadas se ficarem de molho numa solução contendo água oxigenada antes da lavagem normal.


- Por Saulo Chaplin -

É isso pessoal, espero ter colaborado com a saúde e higienização de vocês. Particularmente utilizo a água oxigenada na saúde bucal, ajuda muito para quem faz tratamento ortodôntico como eu.

Também por experiência profissional trabalhei 1 ano e meio numa farmácia de manipulação e lá aprendi muitas coisas, principalmente o quanto as indústrias farmacêuticas controlam as informações de medicamentos baratos e seus usos, assim como eu sempre estou postando aqui no blog meios de medicina alternativa e ervas medicinais para que essa palhaçada acabe de uma vez por todas e o povo tenha acesso a mais informações de verdade.

.

Fontes:
Wikipédia

http://holococos.sjdr.com.br/casa/benefcios-da-gua-oxigenada/

Mundo Estranho



Ah, quase ia esquecendo que a água oxigenada se aplicada nos cabelos faz perder a cor.
- Lembra da loira oxigenada? #FAIL

6 comentários:

  1. Fantástico!
    Parabéns pelo post muito informativo
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as informações!
    Vou aderir no meu dia-a-dia. xD

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7/2/13 17:50

    Concordo! É uma informação muito importante, que muita gente ainda ignora (não sabe).
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. é ta ai!!!! vou fazer o teste.. fazer bochecho pra ver se clareia mesmo os dentes e eui fiko com uma boka mais saudavel....

    ResponderExcluir
  5. é ta ai!!!! vou fazer o teste.. fazer bochecho pra ver se clareia mesmo os dentes e eui fiko com uma boka mais saudavel....

    ResponderExcluir
  6. Me ajudou muito essa informação... Obrigado pela dica!!!

    ResponderExcluir

Comentem!