Plantas carnívoras - cultivo

Recentemente fiquei encantado pela beleza das plantas carnívoras.

Meu cultivo de bonsai já faz algum tempo, mas a arte do bonsai contra o exotismo das plantas carnívoras foi o que motivou a minha curiosidade.

planta carnívoraPesquisei por alguns dias na internet (é claro), sobre como cultivar determinadas espécies e como conseguir mudas ou sementes de plantas carnívoras.

Certamente precisa gostar e ter paciência para o cultivo das plantinhas carnívoras. Após ler algumas informações: ou eu iria desistir de uma vez por todas ou iria investir tempo e determinação para ver a exuberância e o espetáculo de uma planta tão pouco conhecida.

Apresento aos desconhecedores dessa cultura que me encantou muito, uma das espécies que está germinando aqui em casa é a Drosera Burmannii e também a mais famosa das plantas carnívoras Dionaea Muscipula.

Assim que conseguir resultado positivo da germinação e aparecerem algumas mudinhas, voltarei aqui para compartilhar minha experiência.

Para os leitores do blog que gostaram da ideia e querem aderir à cultura do cultivo de plantas carnívoras, segue abaixo alguns links para iniciarem suas experiências.

carnívoras shopping - site onde comprei minhas sementes e um kit com o musgo para o plantio.

Recomendo procurarem na cidade local em alguma floricultura sobre o tal Musgo sphagnum, pois após a compra no site eu encontrei aqui em Rio Grande o mesmo por um valor 50% mais barato (eu sei... - perdi $$), por isso já aviso.

Wikipédia - o link da wikipédia.

Vídeo - link do vídeo que postei aqui no blog anteriormente.



por: Saulo Chaplin

12 comentários:

  1. Olá Saulo. Eu sou um desconhecedor dessas plantas, mas confesso que fiquei tentado a cultivar a Dionaea Muscipula. No entanto, fiquei com medo. Quer dizer, essa plantas trazem algum dano à saúde dos seres humanos ou de nossos animais de estimação? Se eu colocar o dedo dentro da planta... doi muito e é letal uma "mordida" desse tipo de planta? Por que quem tem criança em casa não pode descuidar, não é? Espero respostas. Obrigado desde já.
    jul.anderson@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara... não sei há quanto tempo vc comentou isso. Espero que tenha pesquisado um pouco a respeito, e hj cultive-as. Sou técnico agrícola e gosto muito de cultivar todo o tipo de planta. De culturas anuais, a carnívoras. enfim... vou te responder.
      1º: as plantas não trazem risco algum, pra pessoas ou animais, uma vez que são pequeas (as "bocas" da dioneia por exemplo, não chega ao tamanho da falange do polegar). Caso coloque a mão dentro de uma das "bocas" ela irá se fechar, depois de vc tocar em 3 espinhos-gatilho que tem dentro dela, porém, poderá tirar o dedo com facilidade, sem problema. bom cara... por enquanto é isso. caso tenhas mais dúvidas, entra em contato pelo meu e-mail que a gente troca umas ideias... flw

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta Lucas.

      Excluir
  2. Ihhh amigão então é melhor deixar o cultivo para uma proxima...essas plantas alem de liberar uma toxina, elas tb atacam se vc pasar perto..exite relatos de membros amputados por por ataque dessas plantas...

    ResponderExcluir
  3. Ô Julyenderson felizmente essa dionéia aí é a muscipula, ela só come moscas, agora tem a dioneia peniula que é o terror, nunca mais vai poder andar pelado pela casa.

    ResponderExcluir
  4. Julyenderson, acho que você já teve uma planta carnívora, a dioneia cefalípola, e infelizmente, ela comeu sua massa encefálica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk... essa foi a melhor resposta pela burrice, do asno
      pqp....

      Excluir
  5. já vi uma dessas plantas para vender num hipermercado e custava bem caro o vaso acho que uns 10 reais.

    essa parada aí é coisa pra playboy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "putz se 10 reais é caro pra uma planta, vai planta capim na sua casa, é 0800, pqp miséria da p..."
      tem que gastar mesmo não só "playboy" mas quem quer ter, tem a planta os adubos, os pesticidas... e b
      la bla bla

      Excluir
    2. rsrsrssr Cara, tu é genial nas respostas. só presta assim... O que será que esse coitado acha quando falar que há orquídeas de 200 reais e bonsais de 1500? ele infarta! kkkkkkkkkkkkk
      O capim foi a melhor parte. kkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Buenas! Cara do nada acheo teu blog, vlog, ou sei lá...e pela data do post, já faz um bom tempo o cultivo das carnivoras, mas tipo vc ainda as cultiva? Faz alguns meses que eu comecei e tipo, estão germinando de boa, menos a Dionaea que eu acho que não vai rolar, mas as 3 espécies de Drosera que eu tô germinando estão brotando de boa! Tbém tive essa experiência do musgo, mas como fazia parte do pacote não recusei, mas logo eu tive a sorte de encontrar musgo por bem mais barato! Dae meu, se ver o post responde ae pro meu e-mail ou add no msn pro cara trocar uma idéia sobre a criação da carnívora! dgabanna9@hotmail.com...falow

    ResponderExcluir

Comentem!